17 de set. de 2009

Pão

Uma curiosa diferença existia entre o pão que era consumido pela classe abastada e pelo que consumiam os camponeses pobres.
O trigo produzia a farinha e o pão melhores, ao passo que a cevada era usada na fabricação do pão dos menos favorecidos economicamente.
Vale aqui ressaltar que o pão que era oferecido ao Senhor era de farinha de frumento.


O Pão do Céu
Jesus, após pregar àqueles que foram em busca das palavras de salvação e dos milagres do filho de Deus, percebe que as pessoas têm fome. A noite começa a cair e as mais de 10 mil pessoas presentes precisam se alimentar. Então, ele pega um cesto com pães e peixes e realiza um dos mais conhecidos milagres: a multiplicação dos pães. Desta maneira, além de salvar a alma de seus seguidores, Jesus sacia a sua fome também.



Receita Pão Ázimo - Pão do povo Hebreu

500g de farinha de trigo
Água na temperatura ambiente
01 colher de sopa de açúcar
01 colher de sopa rasa de sal
01 xícara pequena de azeite ou óleo

Modo de fazer

Misture a farinha com todos os ingredientes. Ponha a água aos poucos e sove até obter uma massa homogênea. Coloque a massa num saco plástico e deixe-a descansar durante 15 minutos.

Retire pequenas porções da massa e estique com um rolo até que ela fique bem fininha, quase transparente. Mantenha a massa restante fechada no saco plástico para não ressecar.

Pegue a massa esticada com a almofada que acompanha a forma e, segurando as laterais, estique novamente a massa para que ela fique arredondada.

Ainda com a ajuda da almofada, coloque a massa na chapa aquecida.

Com um garfo, faça bastante furinhos na massa para que não faça bolha. Use fogo baixo.

Vire a massa várias vezes até que ela atinja o ponto desejado. O Pão Ázimo somente gruda na chapa se ela estiver muito quente.

Deixe as beiras do pão tão fina quanto o restante da massa para que o pão não encolha e saia com um bom diâmetro.

Nenhum comentário: