17 de set. de 2009

A Rosa de Sarom

Eu sou a rosa de Sarom, o lírio dos vales.

Cantares 2:1. Originárias do Extremo Oriente, as rosas conquistaram o mundo com seu perfume e cores exóticas.

A rainha das flores é também a mais romântica e a de fragrância mais suave.

Com apenas cinco pétalas e cores limitadas, 200 espécies nativas deram origem a mais de três mil tipos diferentes de rosas, fruto da imaginação e dedicação de roseiristas e mestres em manipulação genética.

Atualmente, apresentam setenta a cem pétalas e tonalidades que vão do azul ao branco?creme, em dégradé que assume um vermelho intenso junto à margem das pétalas.

O tamanho e o odor também foram alterados. As rosas nativas não passavam de três centímetros de diâmetro, ao passo que as híbridas de hoje chegam a 15 centímetros. Uma rosa híbrida é fruto de muito trabalho.

Veja como isso acontece:
Cem mil brotos retirados de cruzamentos anteriores são selecionados. Um ano depois, 20 mil mudas, as melhores dentre as cem mil, são escolhidas. Por três anos, essas mudas são submetidas a testes de resistência, floração e enxertos.

Separam-se então as 1.500 melhores e dessas, 100 são classificadas e enviadas aos campos de testes de diversos países do mundo.
Durante nove anos selecionam-se as 30 melhores.

No décimo ano, 3 ou 4 rosas são escolhidas e apenas uma será catalogada.
Jesus foi chamado de a Rosa de Sarom.

O nome é bem aplicado, levando-se em conta ser essa, uma daquelas rosas de apenas cinco pétalas. Jesus não veio com o luxo deste mundo.

Sua aparência era a de um homem comum do povo. De cada cem mil brotos de roseiras variadas, a mão do homem consegue produzir uma única rosa em condição de ser catalogada. Jesus também é único entre milhares.

“E não há salvação em nenhum outro” (Atos 4:12).

No sexto século d.C., o cristianismo adotou as pétalas e a cor vermelha da rosa como símbolos das chagas e do sangue de Jesus. Da rosa, Ele trouxe a fragrância, o perfume da salvação.

Dez mil quilos de pétalas são necessários para extrair um quilo de essência de rosas. Uma coisa apenas é necessária para sentir o perfume da salvação que exala da Rosa de Sarom: confiar em Jesus.

A sua única flor pode ser o seu jardim.
Com Jesus, porém, você tem não somente um jardim, mas todas as flores do mundo, um oceano de amor, um firmamento de esperança, um céu de salvação.

Nenhum comentário: