8 de dez. de 2009

Anticristo – Definição


O termo anticristo ocorre 4 vezes na bíblia, todas elas nas cartas do apóstolo João. As passagens são em 1 João 2:18, 2:22, 4:3 e 2 João 1:7, onde o termo anticristo é defonido como “espírito de oposição” aos ensinamentos de Cristo.
O Cristianismo crê, no entanto, que ele seja uma personificação de um “messias demoníaco”, que viria nos últimos dias.
Por esse motivo, os cristãos crêem que este anticristo é descrito em outros textos, tais quais o livro de Daniel, as cartas de Paulo (como o “homem do pecado”) e no Apocalipse, como a “Besta que domina o mundo”.
Ao longo da história, muitos já foram suspeitos de serem o Anticristo e preceder o fim do mundo: Nero, imperador romano, Átila, Martinho Lutero, Napoleão Bonaparte, Hitler, George W. Bush, e pasmem, até Brack Obama agora é a bola da vez.
Para os cristãos, uma prerrogativa básica para a manifestação pública daquele que traria a Guerra e seduziria as nações para a destruição dos cristãos, seria a reconstrução do Templo de Jerusalém.
O curioso é que, para os judeus, isso antecederia a vinda não do anticristo, mas do seu Messias, aquele que restauraria Israel por completo e estabeleceria o seu império judaico pelo mundo.

Seriam, essas duas personagens, a mesma figura??

Em Lucas 21:24, há um trecho que acho ainda mais interessante :

“E cairão ao fio da espada, e para todas as nações serão levados cativos; e Jerusalém será pisada pelos gentios, até que os tempos dos gentios se completem.”

Alguns entendem que o trecho “os tempos dos gentios se completem”, fala do tempo dos romanos e até a Fundação de Israel.
Portanto toda a narrativa do texto até esta frase não seria profética para nós, ela já teria ocorrido.
Lembrem-se de que nos tempos destes textos, somente os judeus eram crentes em um DEUS único, e somente eles podiam ser utilizados como referência para esta Adoração. Somente seus termos e suas definição serviam para designar algo que somente eles conheciam.
Quando “transportamos” tais termos para nosso presente, temos obviamente que considerar sua forma, mas também tentar compreender sua essência.
Então por “judeus”, podemos entender atualmente como todos aqueles que verdadeiramente crêem em DEUS, não pela Religião mas por seus corações e atos.
Há também uma advertência de Jesus a respeito da “Abominação da desolação” em Lucas 21:20:
“Mas, quando virdes Jerusalém cercada de exércitos, sabei então que é chegada a sua desolação.
Então, os que estiverem na Judéia, fujam para os montes; os que estiverem no meio da cidade, saiam; e os que nos campos não entrem nela.
Porque dias de vingança são estes, para que se cumpram todas as coisas que estão escritas.”
O aviso é um indicativo para que aqueles que entendem, que fujam, ou seja, ainda haverá tempo para a fuga neste momento.
Então ainda não será um cenário de guerra, pois ainda será viável tentar evitar o pior fugindo.
Os “exércitos” estarão em volta da Cidade, não para toma-la mas apenas talvez em formação de homenagem, ou para dar segurança a Líderes diversos.
Podemos por essa lógica supor que a “abominação” entrará na Cidade Santa sem combates.

Como assim, sem combates??

Antes de teorizar, lembremo-nos de que o Vaticano emitiu um parecer sobre a Doutrina dos Judeus sobre o Messias, em que endossa esta espera.
Ratzinger disse que “cristãos e judeus compartilham da espera pelo Messias, embora os judeus aguardem sua primeira vinda e os cristãos, a segunda”, e ainda destacou, ” a diferença reside no fato de, para nós (cristãos ), aquele que virá terá as mesmas características do Jesus que já veio”.
E a forma de o anticristo ser aceito na Nação de Israel e entrar pacificamente em Jerusalém, é ser confundido com o Messias judaico.
E nos é dito em várias passagens Bíblicas e Corânicas que o ac realizará prodígios e que enganará milhões.
Porque não os judeus de Israel também ?!
Neste aspecto chama a atenção a citação sobre dajjal e seus primeiros seguidores serem judeus, com o fato de que um dos pontos importantes a serem observados sobre o Messias judaico, segundo os escritos messiânicos, é que ele será da casa de Abraão.
Muitos entendem que isso indica exclusivamente um judeu, e precipitadamente a frase nos leva a pensar assim.
Mas estão errados !!
Muhammad , fundador do Islam, é da descendência de Abraão através de Ismael.
Portanto, tanto judeus como árabes são da casa de Abraão (ou Ibrahim, para os árabes)!!
E como se daria o “reconhecimento” ?
Através do cumprimento de profecias a respeito.
Na verdade podemos até conjecturar que o anticristo, sabedor destas profecias, poderá buscar cumpri-las deliberadamente.
Entre elas, talvez a mais significante, está o asseguramento da existência da Nação de Israel, conforme esperavam os judeus do tempo de Jesus, que desejavam um Messias bélico lutando contra os Romanos.
Existem algumas interpretações proféticas bem conhecidas que colocam uma guerra ocorrendo entre a Rússia e Israel (Ezequiel 38 e 39).
Acredito que será esta guerra que assegurará o status definitivo do anticristo dentro do Estado de Israel, pois o anticristo virá como aliado de Israel nesta guerra, e terá papel decisivo na vitória.
E quem seria o anticristo ?
Existe a premente necessidade de um acordo entre os árabes e Israel, disso ninguém duvida.
Algum dia terão que chegar a um acordo!!
Então há a necessidade urgente de um líder de expressão dentro do Mundo islâmico, para ser o vetor deste processo.
Tem que haver um interlocutor, uma voz, uma liderança que represente os islâmicos com legitimidade, e apesar dos esforços de organizações como a Liga árabe, esta voz ainda não surgiu.
Citações de Hadits do Corão colocam de forma objetiva a localização o qual ad-dajjal será primeiramente reconhecido como uma liderança espiritual, e cita diretamente quem serão seus primeiros seguidores.
al-Massih ad-Dajjal, ou “o falso Messias, ou o impostor”, é o mome dado ao Anticristo nos textos do Corão.
O Corão é mais rico em fornecer detalhes sobre o ac do que a Bíblia ou qualquer outra literatura ou fonte cristã.
E o motivo para mim é simples :
ad-dajjal será alguém oriundo desta cultura.
Um árabe ou um persa, provavelmente islâmico, ou mais remotamente um judeu ou cristão.
Baseando apenas em profecias, só posso supor que é quase certo que o Anticristo seja árabe ou persa.
Poderá ser cristão, judeu ou islâmico de nascença, até o momento eu não tenho certeza de sua Religião e nem se a estará “usando” quando buscar ou alcançar o Poder.

Uma Terceira Guerra

Dando apenas uma hipótese, assim como no Cristianismo temos locais sagrados, estes locais existem para o Islamismo, e que podem ser estopim de levantes, caso sejam danificados ou destruídos.
Vamos analisar três locais :
Meca, Medina e Jerusalem.

Meca e Medina estão na Arábia Saudita e possuem, entre outras coisas, a Kaaba, estrutura sagrada para o Islã.
E há outra estrutura igualmente sagrada, que é o Domo de Pedra, a Mesquita de Omar; construída na Colina do Templo em Jerusalém, aonde segundo a tradição, Muhammad ascendeu aos Céus.
Imaginemos que tal estrutura seja danificada ou mesmo destruída ?
A reação seria imediata nas massas islâmicas de todo o planeta, que exigiriam retratações e ações de seus líderes em resposta a questão.
Também os líderes mais fanáticos de todos os lados rapidamente capitalizariam isso aos seus propósitos, como vemos hoje em ações extremistas; ou seja, vemos que eles são capazes e tem os instrumentos para fazerem isso.
Isso infelizmente é uma hipótese factível, já que exemplos disso no passado são muitos, em que um atentado ou tragédia é atribuído a outro povo ou etnia, para provocar a ira da maioria pela minoria ou contra algum grupo específico.
Há grupos de Judeus-Israelenses e de cristãos até já quiseram financiar a remoção PEDRA-POR-PEDRA da Mesquita de Omar para qualquer cidade que as lideranças Islâmicas indicassem, mas estas querem que permaneça aonde se encontra.
Seria como sugerir a remoção da Capela da Natividade ou a de São Pedro em Roma.
Um atentado ao Domo do Rocha alegadamente praticado por cristãos, por judeus ou por alguma Nação em particular poderá desencadear um processo sem volta envolvendo forças beligerantes de várias Nações.
Como existe pressão por parte de alguns grupos para a construção do Terceiro Templo, os islâmicos realmente temem que a Mesquista seja propositalmente danificada ou destruída.
A segunda guerra mundial, que matou mais de 50 milhões de pessoas e durou 6 anos, começou com a invasão da Polônia por Hitler.
A agressão a uma Nação desencadeou uma reação em cadeia que levou o Mundo ao conflito, isso também porque havia a predisposição a este conflito.
Não estamos vendo novamente a humanidade caminhar a passos largos para o conflito e a guerra ?
Estamos nós todos neste exato momento podendo constatar os efeitos danosos de nossas ações em nosso Mundo; isso é inquestionável.
Relatórios de todas as fontes e estudos indicam que os Limites de nosso Planeta foram atingidos, que a exploração deve ser reduzida, que a poluição e degradação ambiental apresentam dramaticamente seus efeitos em nossas vidas diárias; etc… .
Relatórios de todas as fontes demonstram que as Nações deste Planeta gastam muito e cada vez mais em formas de matar seus semelhantes; ou subjugá-los.
Então estamos falando de fanatismo religioso, desinformação e manipulação das massas, forte marketing político e religioso, interesses econômicos; e fatores mais práticos como a Fome, que levará a instabilidade social e ameaçará Governos.
Muitos estarão ao lado da liderança chamada de anticristo, apenas por suas próprias motivações, e ao que me parece, profeticamente teremos um quadro factível para um grande levante bélico entre Nações.

Fonte: Mídia e Profecia.

Nenhum comentário: