9 de dez. de 2009

EFÉSIOS 5 : 1 - 20


1 - Sede, pois, imitadores de Deus, como filhos amados;
2 - e andai em amor, como também Cristo nos amou e se entregou a si mesmo por nós, como oferta e sacrifício a Deus, em aroma suave.
3 - Mas a impudicícia e toda sorte de impurezas ou cobiça nem sequer se nomeiem entre vós, como convém a santos;
4 - nem conversação torpe, nem palavras vãs ou chocarrices, coisas essas inconvenientes; antes, pelo contrário, ações de graças.
5 - Sabei, pois, isto: nenhum incontinente, ou impuro, ou avarento, que é idólatra, tem herança no reino de Cristo e de Deus.
6 - Ninguém vos engane com palavras vãs; porque, por essas coisas, vem a ira de Deus sobre os filhos da desobediência.
7 - Portanto, não sejais participantes com eles.
8 - Pois, outrora, éreis trevas, porém, agora, sois luz no Senhor; andai como filhos da luz
9 - (porque o fruto da luz consiste em toda bondade, e justiça, e verdade),
10 - provando sempre o que é agradável ao Senhor.
11 - E não sejais cúmplices nas obras infrutíferas das trevas; antes, porém, reprovai-as.
12 - Porque o que eles fazem em oculto, o só referir é vergonha.
13 - Mas todas as coisas, quando reprovadas pela luz, se tornam manifestas; porque tudo que se manifesta é luz.
14 - Pelo que diz: Desperta, ó tu que dormes, levanta-te de entre os mortos, e Cristo te iluminará.
15 - Portanto, vede prudentemente como andais, não como néscios, e sim como sábios,
16 - remindo o tempo, porque os dias são maus.
17 - Por esta razão, não vos torneis insensatos, mas procurai compreender qual a vontade do Senhor.
18 - E não vos embriagueis com vinho, no qual há dissolução, mas enchei-vos do Espírito,
19 - falando entre vós com salmos, entoando e louvando de coração ao Senhor com hinos e cânticos espirituais,
20 - dando sempre graças por tudo a nosso Deus e Pai, em nome de nosso Senhor Jesus Cristo.

EZEQUIEL 14

1 - Então, vieram ter comigo alguns dos anciãos de Israel e se assentaram diante de mim.
2 - Veio a mim a palavra do SENHOR, dizendo:
3 - Filho do homem, estes homens levantaram os seus ídolos dentro do seu coração, tropeço para a iniqüidade que sempre têm eles diante de si; acaso, permitirei que eles me interroguem?
4 - Portanto, fala com eles e dize-lhes:
Assim diz o SENHOR Deus:
Qualquer homem da casa de Israel que levantar os seus ídolos dentro do seu coração, e tem tal tropeço para a sua iniqüidade, e vier ao profeta, eu, o SENHOR, vindo ele, lhe responderei segundo a multidão dos seus ídolos;
5 - para que eu possa apanhar a casa de Israel no seu próprio coração, porquanto todos se apartaram de mim para seguirem os seus ídolos.
6 - Portanto, dize à casa de Israel:
Assim diz o SENHOR Deus:
Convertei-vos, e apartai-vos dos vossos ídolos, e dai as costas a todas as vossas abominações,
7 - porque qualquer homem da casa de Israel ou dos estrangeiros que moram em Israel que se alienar de mim, e levantar os seus ídolos dentro do seu coração, e tiver tal tropeço para a iniqüidade, e vier ao profeta, para me consultar por meio dele, a esse, eu, o SENHOR, responderei por mim mesmo.
8 - Voltarei o rosto contra o tal homem, e o farei sinal e provérbio, e eliminá-lo-ei do meio do meu povo; e sabereis que eu sou o SENHOR.
9 - Se o profeta for enganado e falar alguma coisa, fui eu, o SENHOR, que enganei esse profeta; estenderei a mão contra ele e o eliminarei do meio do meu povo de Israel.
10 - Ambos levarão sobre si a sua iniqüidade; a iniqüidade daquele que consulta será como a do profeta;
11 - para que a casa de Israel não se desvie mais de mim, nem mais se contamine com todas as suas transgressões.
Então, diz o SENHOR Deus:
Eles serão o meu povo, e eu serei o seu Deus.
12 - Veio ainda a mim a palavra do SENHOR, dizendo:
13 - Filho do homem, quando uma terra pecar contra mim, cometendo graves transgressões, estenderei a mão contra ela, e tornarei instável o sustento do pão, e enviarei contra ela fome, e eliminarei dela homens e animais;
14 - ainda que estivessem no meio dela estes três homens, Noé, Daniel e Jó, eles, pela sua justiça, salvariam apenas a sua própria vida, diz o SENHOR Deus.
15 - Se eu fizer passar pela terra bestas-feras, e elas a assolarem, que fique assolada, e ninguém possa passar por ela por causa das feras;
16 - tão certo como eu vivo, diz o SENHOR Deus, ainda que esses três homens estivessem no meio dela, não salvariam nem a seus filhos nem a suas filhas; só eles seriam salvos, e a terra seria assolada.
17 - Ou se eu fizer vir a espada sobre essa terra e disser: Espada, passa pela terra; e eu eliminar dela homens e animais,
18 - tão certo como eu vivo, diz o SENHOR Deus, ainda que esses três homens estivessem no meio dela, não salvariam nem a seus filhos nem a suas filhas; só eles seriam salvos.
19 - Ou se eu enviar a peste sobre essa terra e derramar o meu furor sobre ela com sangue, para eliminar dela homens e animais,
20 - tão certo como eu vivo, diz o SENHOR Deus, ainda que Noé, Daniel e Jó estivessem no meio dela, não salvariam nem a seu filho nem a sua filha; pela sua justiça salvariam apenas a sua própria vida.
21 - Porque assim diz o SENHOR Deus:
Quanto mais, se eu enviar os meus quatro maus juízos, a espada, a fome, as bestas-feras e a peste, contra Jerusalém, para eliminar dela homens e animais?
22 - Mas eis que alguns restarão nela, que levarão fora tanto filhos como filhas; eis que eles virão a vós outros, e vereis o seu caminho e os seus feitos; e ficareis consolados do mal que eu fiz vir sobre Jerusalém, sim, de tudo o que fiz vir sobre ela.
23 - Eles vos consolarão quando virdes o seu caminho e os seus feitos; e sabereis que não foi sem motivo tudo quanto fiz nela, diz o SENHOR Deus.

EZEQUIEL 15

1 - Veio a mim a palavra do SENHOR, dizendo:
2 - Filho do homem, por que mais é o sarmento de videira que qualquer outro, o sarmento que está entre as árvores do bosque?
3 - Toma-se dele madeira para fazer alguma obra? Ou toma-se dele alguma estaca, para que se lhe pendure algum objeto?
4 - Eis que é lançado no fogo, para ser consumido; se ambas as suas extremidades consome o fogo, e o meio dele fica também queimado, serviria, acaso, para alguma obra?
5 - Ora, se, estando inteiro, não servia para obra alguma, quanto menos sendo consumido pelo fogo ou sendo queimado, se faria dele qualquer obra?
6 - Portanto, assim diz o SENHOR Deus: Como o sarmento da videira entre as árvores do bosque, que dei ao fogo para que seja consumido, assim entregarei os habitantes de Jerusalém.
7 - Voltarei o rosto contra eles; ainda que saiam do fogo, o fogo os consumirá; e sabereis que eu sou o SENHOR, quando tiver voltado o rosto contra eles.
8 - Tornarei a terra em desolação, porquanto cometeram graves transgressões, diz o SENHOR Deus.

ISAÍAS 44

1 - Agora, pois, ouve, ó Jacó, servo meu, ó Israel, a quem escolhi.
2 - Assim diz o SENHOR, que te criou, e te formou desde o ventre, e que te ajuda: Não temas, ó Jacó, servo meu, ó amado, a quem escolhi.
3 - Porque derramarei água sobre o sedento e torrentes, sobre a terra seca; derramarei o meu Espírito sobre a tua posteridade e a minha bênção, sobre os teus descendentes;
4 - e brotarão como a erva, como salgueiros junto às correntes das águas.
5 - Um dirá:
Eu sou do SENHOR; outro se chamará do nome de Jacó; o outro ainda escreverá na própria mão:
Eu sou do SENHOR, e por sobrenome tomará o nome de Israel.
6 - Assim diz o SENHOR, Rei de Israel, seu Redentor, o SENHOR dos Exércitos:
Eu sou o primeiro e eu sou o último, e além de mim não há Deus.
7 - Quem há, como eu, feito predições desde que estabeleci o mais antigo povo?
Que o declare e o exponha perante mim!
Que esse anuncie as coisas futuras, as coisas que hão de vir!
8 - Não vos assombreis, nem temais; acaso, desde aquele tempo não vo-lo fiz ouvir, não vo-lo anunciei?
Vós sois as minhas testemunhas.
Há outro Deus além de mim?
Não, não há outra Rocha que eu conheça.
9 - Todos os artífices de imagens de escultura são nada, e as suas coisas preferidas são de nenhum préstimo; eles mesmos são testemunhas de que elas nada vêem, nem entendem, para que eles sejam confundidos.
10 - Quem formaria um deus ou fundiria uma imagem de escultura, que é de nenhum préstimo?
11 - Eis que todos os seus seguidores ficariam confundidos, pois os mesmos artífices não passam de homens; ajuntem-se todos e se apresentem, espantem-se e sejam, à uma, envergonhados.
12 - O ferreiro faz o machado, trabalha nas brasas, forma um ídolo a martelo e forja-o com a força do seu braço; ele tem fome, e a sua força falta, não bebe água e desfalece.
13 - O artífice em madeira estende o cordel e, com o lápis, esboça uma imagem; alisa-a com plaina, marca com o compasso e faz à semelhança e beleza de um homem, que possa morar em uma casa.
14 - Um homem corta para si cedros, toma um cipreste ou um carvalho, fazendo escolha entre as árvores do bosque; planta um pinheiro, e a chuva o faz crescer.
15 - Tais árvores servem ao homem para queimar; com parte de sua madeira se aquenta e coze o pão; e também faz um deus e se prostra diante dele, esculpe uma imagem e se ajoelha diante dela.
16 - Metade queima no fogo e com ela coze a carne para comer; assa-a e farta-se; também se aquenta e diz:
Ah! Já me aquento, contemplo a luz.
17 - Então, do resto faz um deus, uma imagem de escultura; ajoelha-se diante dela, prostra-se e lhe dirige a sua oração, dizendo:
Livra-me, porque tu és o meu Deus.
18 - Nada sabem, nem entendem; porque se lhes grudaram os olhos, para que não vejam, e o seu coração já não pode entender.
19 - Nenhum deles cai em si, já não há conhecimento nem compreensão para dizer: Metade queimei e cozi pão sobre as suas brasas, assei sobre elas carne e a comi; e faria eu do resto uma abominação?
Ajoelhar-me-ia eu diante de um pedaço de árvore?
20 - Tal homem se apascenta de cinza; o seu coração enganado o iludiu, de maneira que não pode livrar a sua alma, nem dizer:
Não é mentira aquilo em que confio?
21 - Lembra-te destas coisas, ó Jacó, ó Israel, porquanto és meu servo!
Eu te formei, tu és meu servo, ó Israel; não me esquecerei de ti.
22 - Desfaço as tuas transgressões como a névoa e os teus pecados, como a nuvem; torna-te para mim, porque eu te remi.
23 - Regozijai-vos, ó céus, porque o SENHOR fez isto; exultai, vós, ó profundezas da terra; retumbai com júbilo, vós, montes, vós, bosques e todas as suas árvores, porque o SENHOR remiu a Jacó e se glorificou em Israel.
24 - Assim diz o SENHOR, que te redime, o mesmo que te formou desde o ventre materno:
Eu sou o SENHOR, que faço todas as coisas, que sozinho estendi os céus e sozinho espraiei a terra;
25 - que desfaço os sinais dos profetizadores de mentiras e enlouqueço os adivinhos; que faço tornar atrás os sábios, cujo saber converto em loucuras;
26 - que confirmo a palavra do meu servo e cumpro o conselho dos meus mensageiros; que digo de Jerusalém:
Ela será habitada; e das cidades de Judá:
Elas serão edificadas; e quanto às suas ruínas:
Eu as levantarei;
27 - que digo à profundeza das águas: Seca-te, e eu secarei os teus rios;
28 - que digo de Ciro: Ele é meu pastor e cumprirá tudo o que me apraz; que digo também de Jerusalém:
Será edificada; e do templo:
Será fundado.

Pelas pessoas que compartilham a história do Evangelho com outras.
Senhor, ajuda-nos a lembrar que Tu deste ao mundo inteiro o maior presente que alguém pode dar.
Ajuda-nos a servir-Te de formas que honrem a Tua dádiva.
Em nome de Jesus.
Amém.

Nenhum comentário: