9 de dez. de 2009

O Espírito Santo e Missões na Igreja Primitiva


Atos 1: 1-8

O período em que a igreja cristã viveu seu maior crescimento foi o do primeiro século de nossa era.
Ali começou o movimento de missões.
Os oito primeiros capítulos do livro de Atos dos Apóstolos explicam a razão desse crescimento.
Os discípulos deveriam estar revestidos de poder, v. 4, antes de sair para alcançar as nações com o Evangelho.
Em Atos 1: 8 encontramos a base e a amplitude do plano de Deus para que a igreja executasse missões.
Focalizaremos neste artigo a igreja primitiva e a obra missionária.

I - A IGREJA ESTABELECIDA EM JERUSALÉM.
Atos 1 a 6

A igreja nasceu em Jerusalém e seus membros se estruturaram para dar continuidade à obra de Jesus.
Assim, três aspectos foram observados por essa igreja:

a) Visão mundial, At 1 - O desafio de Jesus é global, v. 8, e não existe distinção entre missões mundiais, nacionais ou evangelismo local.
Todos são vitais e um não pode excluir o outro.
Tudo faz parte da grande comissão, Mt 28: 18-20.
A partir de então, tornou-se claro para os discípulos que o movimento da igreja não deveria ser apenas em Jerusalém, mas também fora de seus limites.

b) Poder, At 2
A incumbência que Jesus havia dado aos discípulos de levar o evangelho ao mundo inteiro parecia uma tarefa difícil.
E, de fato, teria sido, se o derramar do Espírito Santo não tivesse acontecido,
At: 1-3.
Em poucos dias, aquele grupo de cento e vinte pessoas tornou-se uma multidão de salvos, At 2: 41; 4: 4 e 5: 14.

c) Envolvimento total, At 5 e 6
A igreja de Jerusalém era uma família, de modo que as necessidades de cada irmão eram supridas e havia cooperação de todos os membros para ajudar os apóstolos, At 6: 1-3. Instituíram o diaconato, escolhendo para tal função homens que deveriam possuir três requisitos básicos:
bom testemunho (aspecto social), serem cheios do Espírito Santo (aspecto espiritual) e de sabedoria (aspecto intelectual).
Para os apóstolos ficaram reservadas a prática da oração e da pregação da Palavra, At 6: 4.
Toda a igreja era, então, completamente envolvida com a obra de Deus.

II - A IGREJA ESPALHADA, At 7 a 12

A perseguição foi o instrumento usado por Deus para desaglutinar a igreja de Jerusalém e alcançar outros povos.

a) Jerusalém e Judéia
A igreja inicialmente se concentrou em Jerusalém.
Entretanto, Deus estava firme em seu propósito de levar a bênção do Evangelho às outras regiões e, por fim, a todas as nações.
Ocorreu então que, com a perseguição vinda diretamente contra a igreja de Jerusalém, os que foram dispersos começaram a pregar em toda parte por onde passavam, At 8: 1, 4 e 5: 11, 19, 20 e 13: 46, 47.
Com a morte de Estêvão, At 6 e 7, as testemunhas de Jesus foram espalhadas.

b) Samaria
Felipe prega em Samaria, At 8: 4-8, e em missão transcultural prega ao etíope, um alto oficial da rainha de Candace, que crê e pede para ser batizado naquele mesmo dia, At 8: 26, 28-36 e 39.
A história indica que aquele etíope pode ter preparado o caminho para o posterior estabelecimento de milhares de igrejas no longínquo vale do Nilo, na África.

c) Gentio romano
Pedro prega para Cornélio, um centurião romano.
Foi difícil para Pedro, ainda que cheio do Espírito Santo, aceitar a conversão de um gentio.
Mas, após uma visão, entendeu que Deus não faz acepção de pessoas, At 10: 9, 23, 34 e 35

d) “até os confins da terra”
Saulo, escolhido por Deus para levar a mensagem aos gentios, At 9: 15, 16, cumpre com êxito a sua tarefa.
Em pouco mais de dez anos, e em três viagens missionárias, ele estabelece a igreja em quatro províncias do Império Romano:
Galácia, Macedônia, Acaia e Ásia, At 13: 2, 14: 28, 15: 40, 18: 23 e 21: 17.

III - A IGREJA ENVIANDO, At 13 e 14

A expressão “...até os confins da terra” já não parecia uma utopia; tornou-se realidade.
A Igreja de Antioquia foi a primeira no envio de missionários.
Podemos aprender muito através de seu exemplo:

a) Colaboração, At 13: 1-3
Em Antioquia, temos o verdadeiro início de missões.
Naquela igreja havia profetas e mestres:
Lúcio de Cirene, Simão Níger, Manaém, Saulo e Barnabé, v. 1.
Nenhum deles era natural de Antioquia; todos eram estrangeiros.
Numa reunião de oração, em Antioquia, quando a igreja estava orando e jejuando, Deus separou dois deles para a obra missionária. Os três que ficaram podem ser chamados de colaboradores.
Eles representam a igreja que ficou na retaguarda.
Os dois que foram enviados representam os missionários.
Notemos que eles foram enviados por Deus e pela igreja, v. 2 e 3.

b) Comunicação, At 14: 27, 28
Paulo e Barnabé seguem em frente, sempre dando relatórios de seu trabalho à igreja que ficou na retaguarda, orando e sustentando-os com suas ofertas.
Por onde passaram, deixaram a semente da Palavra e outros irmãos foram também chamados a colaborar.
Assim, a obra cresceu ao ponto de Paulo poder dizer que o evangelho fora pregado a toda a criatura debaixo do céu, Cl 1: 23.

Concluindo, veja o valor da tarefa evangelizadora assumida pela igreja primitiva e a importância de manter bem informados daquilo que estão realizando tanto os irmãos que sustentam os missionários como as igrejas e entidades que os enviaram.
É pregando o Evangelho que vamos alargando as fronteiras do Reino de Deus e arrancando vidas das mãos do diabo.
Verdades missionárias

Vale a pena memorizar estas reflexões sobre missões:

[Irei] a qualquer lugar, contanto que seja para frente” (David Livingstone)
“Tenta grandes coisas para Deus e espera grandes coisas de Deus”(Guilherme Carey)
“O melhor remédio para a igreja enferma é pô-la em dieta missionária” (David Brainerd)
“A Igreja que deixa de ser evangelística, em breve deixa de ser evangélica” (Alexandre Duff)

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