24 de dez. de 2009

Para prosperar!


Malaquias 3:6-9
“Porque Eu, o SENHOR, não mudo; por isso vós, ó filhos de Jacó, não sois consumidos.
Desde os dias de vossos pais vos desviastes dos meus estatutos, e não os guardastes; tornai-vos para mim, e eu me tornarei para vós, diz o SENHOR dos Exércitos; mas vós dizeis:
Em que havemos de tornar?
Roubará o homem a Deus?
Todavia vós me roubais, e dizeis: Em que te roubamos?
Nos dízimos e nas ofertas.
Com maldição sois amaldiçoados, porque a mim me roubais, sim, toda esta nação.”

QUAL A OFERTA QUE NÓS ROUBAMOS?

A Oferta de Primícias, também chamada oferta sacerdotal.
Precisamos ser restaurados aos princípios de vida que nos foram roubados e um deles diz respeito às Primícias sacerdotais a fim de que seja extinta a maldição financeira na vida familiar e congregacional da Igreja dos nossos dias.

PRINCÍPIOS DA PALAVRA DE DEUS PARA PROSPERIDADE FINANCEIRA MEDIANTE OFERTAS

PRINCÍPIO – e não sentimento – “NÃO COMPARECER DIANTE DE DEUS DE MÃOS VAZIAS” “… porém não aparecerá de mãos vazias perante o SENHOR.” – Deut. 16:16

“Porém o rei disse a Araúna:
Não, mas por preço justo to comprarei, porque não oferecerei ao SENHOR meu Deus holocaustos que não me custem nada.
Assim David comprou a eira e os bois por cinqüenta ciclos de prata.” II Sam. 24:24

“Então falou o SENHOR a Moisés, dizendo:
Fala aos filhos de Israel, que me tragam uma oferta alçada; de todo o homem cujo coração se mover voluntariamente, dele tomareis a minha oferta alçada.
E esta é a oferta alçada que recebereis deles: ouro, e prata, e cobre, e azul, e púrpura, e carmesim, e linho fino, e pêlos de cabras, e peles de carneiros tintas de vermelho, e peles de texugos, e madeira de acácia, azeite para a luz, especiarias para o óleo da unção, e especiarias para o incenso, pedras de ônix, e pedras de engaste para o éfode e para o peitoral.
E me farão um santuário, e habitarei no meio deles.
Conforme a tudo o que eu te mostrar para modelo do tabernáculo, e para modelo de todos os seus pertences, assim mesmo o fareis.”
Êxodo 25:1-9
É Necessário discernir o que significa “voluntariamente” Com o objetivo de edificar o Tabernáculo, Deus convoca o povo para ofertar voluntariamente, pois o cerne é o coração.
Esta é a motivação para qualquer oferta:
o coração voluntário .

TIPOS DE OFERTA QUE DEUS DETERMINOU:

1. Para prosperar e alcançar objetivos - v. 3 - ouro, prata e cobre.
2. Para o serviço do Templo - v. 4-5 - Azul, púrpura e carmesim; linho fino, pêlos de cabras, peles de carneiros tintas de vermelho, peles de texugos, madeira de acácia.
3. Para o serviço espiritual - v. 6-7 - Azeite para a luz, especiarias para o óleo da unção, e especiarias para o incenso, pedras de ônix, e pedras de engaste para o éfode e para o peitoral.
O SONHO DE DEUS É HABITAR CONOSCO - v 8 –
”E me farão um santuário, e habitarei no meio deles.”
Mover-se voluntariamente não significa sentir ou não sentir dar ofertas, mas mover-me em obediência dentro da realidade financeira da sua vida.
Então, há que questionar:
“que tipo de oferta posso eu trazer ao Senhor?
Quais as notas de Euros posso eu mover voluntariamente para edificar a Casa do Senhor?”
Deus estabeleceu princípios para as finanças que são necessárias restaurar á vida particular, à vida da Igreja, à vida da nação.
Definimos “princípio” como o que é estabelecido desde origem como linha de conduta a atuação.
Definimos “primícias” como a porção prioritária, a melhor parte retirada da primeira colheita, do primeiro salário.
O princípio das primícias bem explícito:
“Honra ao SENHOR com os teus bens e com as PRIMÍCIAS de toda a tua renda; e se encherão fartamente os teus celeiros, e transbordarão de vinho os teus lagares” Prov. 3:9-10.
Oferta de primícias deixa subentendido que a nação de Israel, as famílias, dependiam de Deus.
E nós hoje, dependemos de quem?

PRIMÍCIAS: O PRINCÍPIO DA PROSPERIDADE E VIDA

O primeiro exemplo de oferta de primícias foi do próprio Deus ao prometer a Adão e Eva um Salvador em Gn. 3:15, o que cumpriu.
“Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna” João 3:16,

ORIGEM DAS PRIMÍCIAS

“E conheceu Adão a Eva, sua mulher, e ela concebeu e deu à luz a Caim, e disse: Alcancei do Senhor um homem.
E deu à luz mais a seu irmão Abel; e Abel foi pastor de ovelhas, e Caim foi lavrador da terra.
E aconteceu ao cabo de dias que Caim trouxe do fruto da terra uma oferta ao Senhor. E Abel também trouxe dos PRIMOGÊNITOS das suas ovelhas, e da sua gordura; e atentou o Senhor para Abel e para a sua oferta.
Mas para Caim e para a sua oferta não atentou.
E irou-se Caim fortemente, e descaiu-lhe o semblante.
E o Senhor disse a Caim: Por que te iraste?
E por que descaiu o teu semblante?”
Gen.4:1-6
Podemos perceber que Deus recebeu as duas ofertas, mas a atenção de Deus foi para a oferta de Abel e não a oferta de Caim.
Existe uma explicação, essa atenção de Deus para oferta de Abel tem a haver com
A obediência ao princípio:
Caim trouxe uma oferta que no Hebraico (mincau) significa “oferta voluntária”.
Abel trouxe uma oferta que no Hebraico (becorau) significa “primícia”.
Se primícia era uma oferta da Lei, como aparece aqui?
Agora observe que Abel foi morto por Caim por causa das primícias.
Você já reparou que até existem ALGUNS “Caim” que não suportam ver seus irmãos honrando ao seu líder e ao invés de orar, de agradecer se colocam na posição de homicidas.

COMO DEVEMOS CONSIDERAR AS PRIMÍCIAS

“Portanto, dai a cada um o que deveis: a quem TRIBUTO, TRIBUTO; a quem imposto, imposto; a quem temor, temor; a quem honra, honra” Romanos 13:7
Tributar / Prestar homenagem
Portanto, a oferta de PRIMÍCIAS é uma forma de honrar a Deus pela colheita alcançada, pela provisão, honrar o sacerdote pela sua função, valor e ministério.

AONDE TEMOS QUE ENTREGAR AS PRIMÍCIAS

“Que também traríamos as primícias da nossa terra, e as primícias de todos os frutos de todas as árvores, de ano em ano, à Casa do Senhor.
“ Neemias 10:35
De acordo com Neemias as primícias deverão ser trazidas para CASA DO SENHOR.
“Todo o melhor do azeite, e todo o melhor do mosto e do grão, as suas PRIMÍCIAS que derem ao Senhor, as tenho dado a ti.
Os primeiros frutos de tudo que houver na terra, que trouxerem ao Senhor, serão teus; todo o que estiver limpo na tua casa os comerá.”
Números 18:12-13

A QUEM DEVEMOS ENTREGAR AS PRIMÍCIAS

No livro de Números, Deus chama Araão e instruiu-o acerca da sua função sacerdotal, deixando bem claro que as PRIMÍCIAS seriam para suprimento, são o direito do sacerdote.
“Este, pois, será o direito dos sacerdotes, a receber do povo, dos que oferecerem sacrifício, seja boi ou gado miúdo; que darão ao sacerdote a espádua e as queixadas e o bucho.
Dar-lhe-ás as PRIMÍCIAS do teu grão, do teu mosto e do teu azeite, e as PRIMÍCIAS da tosquia das tuas ovelhas. Porque o Senhor teu Deus o escolheu de todas as tuas tribos, para que assista e sirva no nome do Senhor, ele e seus filhos, todos os dias”
Deut. 18:3-5
Por isso hoje, devemos entregar as PRIMÍCIAS ao Pastor Presidente do Ministério, pois ele é o sacerdote em exercício que Deus levantou para nos ministrar.

COMO CALCULAR O VALOR DAS PRIMÍCIAS

Dentro da cultura judaica as PRIMÍCIAS eram entregues na primeira colheita, dentro da nossa cultura a colheita é mensal, recebemos o nosso salário mensalmente, a média mensal de dias é de 30 dias de trabalho.
Assim, tomamos o valor do salário mensal e divide-se o valor por 30; o resultado desse cálculo representa o valor da PRIMÍCIA.

Ex: Salário de R$ 1.000,00 dividido por 30 = o valor da PRIMÍCIA é de R$ 33,33.
O dízimo, sendo pertença do Senhor, é igualmente para trazer à Casa do Senhor a fim de ser devolvido ao Senhor.

RESULTADO DA ENTREGA DA OFERTA DE PRIMÍCIA

Os dízimos protegem os bens enquanto as PRIMÍCIAS santificam o dízimo.
Veja a grande revelação relativa a essa oferta.
Muitas pessoas são fiéis com os seus dízimos e ofertas, mas não conseguem alcançar vitória nas suas vidas financeiras.
Romanos 11:16 diz:
“ E, se as PRIMÍCIAS são santas, também a massa o é; se a raiz é santa, também os ramos o são.”
Os nossos dízimos e ofertas representam a raiz da árvore financeira da nossa vida. Quando entregamos as PRIMÍCIAS, os nossos dízimos são santificados e, por conseqüência, todos os ramos também, por isso, não perca a oportunidade de pela obediência aos princípios instituídos por Deus, mudar a história da sua vida financeira através dessa revelação.
“Eu sou a Videira verdadeira, e meu Pai é o Lavrador.
Toda a vara em mim que não dá fruto, ele a tira; e limpa toda aquela que dá fruto, para que dê mais fruto. Vós já estais limpos, pela palavra que vos tenho falado. Estai em Mim, e eu estarei em vós; como a vara de si mesma não pode dar fruto, se não estiver na videira, assim também vós, se não estiverdes em mim.
Eu sou a videira, vós as varas; quem está em mim, e eu nele, esse dá muito fruto; porque sem mim nada podeis fazer” João 15:1-5
Jesus mostrou o resultado de cumprirmos os Seus princípios
“Tenho-vos dito isto, para que o Meu gozo permaneça em vós, e o vosso gozo seja completo”
João 15:11

MULTIPLICAÇÃO FINANCEIRA ATRAVÉS DA OBEDIÊNCIA.

“Logo que essa ordem foi promulgada, os filhos de Israel trouxeram em abundância as primícias de trigo, mosto, azeite, mel e todo produto do campo…”
II Cron. 3:15
Ezequias começa em Israel uma grande restauração de culto ao Senhor, ele repara a casa de Deus, leva os sacerdotes e levitas a consagrarem-se e começa a colocar em prática a Lei do Senhor, e o rei agora pede para todo o povo trazer as PRIMÍCIAS, e o povo responde imediatamente a direcção do rei.
Veja então o resultado dessa obediência.
“Perguntou Ezequias aos sacerdotes e aos levitas acerca daqueles montões, e Azarias, o sumo sacerdote da casa de Zadoque, respondeu-lhe: Desde que o povo começou a trazer suas ofertas à casa do Senhor, tem havido o que comer e de que se fartar, e ainda há sobra em abundância, porque o Senhor abençoou ao seu povo, e sobrou esta grande quantidade.”
II Cron. 31:9-10

A multiplicação financeira é gerada através da obediência.

Houve uma grande multiplicação quando o povo obedeceu.
A fartura era tanta que sobrou para distribuir.
O segredo está em praticar os PRINCÍPIOS da Palavra de Deus.

PELA OFERTA DE PRIMÍCIAS A BENÇÃO DE DEUS VAI REPOUSAR SOBRE A SUA CASA.

“As PRIMÍCIAS de todos os primeiros frutos de tudo, e toda a oferta de todas as vossas ofertas, serão dos sacerdotes. As primeiras das vossas massas dareis aos sacerdotes, para que faça repousar uma benção sobre a vossa casa.”
Ezequiel 44:30
Repare na expressão “repousar”. As bênçãos de Deus permanecem com aqueles que obedecem a Deus e honram o seu sacerdote.
Já vinha expresso pela boca de Deus ao estabelecer em Deuteronômio 28 as bênçãos ou maldições a saber escolher pelo seu povo Israel
“E será que, se ouvires a voz do Senhor teu Deus, tendo cuidado de guardar todos os seus mandamentos que eu hoje te ordeno, o Senhor teu Deus te exaltará sobre todas as nações da terra.” 28:1
Obedecer é privilégio dos que têm e guardam a aliança com Deus.
Pela obediência e fidelidade à Sua Palavra Deus se obriga a abençoar-nos.

HÁ UMA ROTA SEGURA PARA PROSPERIDADE
Texto: Gn. 26:14-16
Existem muitas maneiras de prosperar.
Há quem prospere a custa da infelicidade e desgraça de outros.
Há quem prospere fazendo do dinheiro seu deus.
há quem prospere fazendo do trabalho sua bandeira, sua vida.
Há quem prospere sacrificando relacionamentos, família, vida de fé, sua saúde.
Porém há uma rota de prosperidade saudável a qual usufruo juntamente com uma família abençoada e unida, com saúde abençoada, com um trabalho equilibradamente.
Busque a prosperidade quem vem de Deus equilibradamente.
I Na rota da prosperidade aparecem opositores tanto espirituais como naturais.
Gênesis 26:14
Possuía ovelhas e bois e grande número de servos, de maneira que os filisteus lhe tinham inveja.
É preciso administrar bem isto.
Pessoas podem ter um comportamento motivado por invejas.
Porém a luta certa é contra os anjos caídos, os demônios odeiam a prosperidade do povo de Deus, Ef 6:10-17.

II Na rota da prosperidade há perdas necessárias.
Gênesis 26:15
E, por isso, lhe entulharam todos os poços que os servos de seu pai haviam cavado, nos dias de Abraão, enchendo-os de terra.
Nós nunca queremos perder nada, porém há perdas necessárias para que possamos ganhar coisas maiores.
As fontes significavam sobrevivência naquela região árida.
Porém, quem havia aberto aquelas fontes?
Abraão o pai de Isaque.
Isaque estava acomodado numa herança que havia recebido de seu pai.
Esta acomodação pode limitar nossas conquistas.
Ao mesmo tempo em que esta situação do entulhamento dos poços era uma grande tragédia e uma grande perda, era também uma grande oportunidade de Isaque abrir seus próprios poços.
Gênesis 26:19
Cavaram os servos de Isaque no vale e acharam um poço de água nascente.
Quem foi que cavou este poço?
Isaque e seus servos.
Como era este poço?
De água nascente.

A perda de Isaque propiciou que ele tivesse algo muito melhor.
Muitas coisas que você perdeu era para demover você do comodismo e te lançar a novas conquistas.

III Na rota da prosperidade saudável precisa ser levantado um altar espiritual a Deus em nossas vidas, Sabendo que não existe altar a Deus sem algo para oferecer.
Gênesis 26: 24-25
Na mesma noite, lhe apareceu o SENHOR e disse:
Eu sou o Deus de Abraão, teu pai.
Não temas, porque eu sou contigo; abençoar-te-ei e multiplicarei a tua descendência por amor de Abraão, meu servo.
Então, levantou ali um altar e, tendo invocado o nome do SENHOR, armou a sua tenda; e os servos de Isaque abriram ali um poço.
Neste altar é preciso depositar nossa fé em forma de ofertas.
Provérbios 11:24
A quem dá liberalmente, ainda se lhe acrescenta mais e mais; ao que retém mais do que é justo, ser-lhe-á em pura perda. Quando agimos assim desatamos a nossa prosperidade.
Um abraço cheio das Riquezas de Deus!

Pr. Alexandre Macedo

Um comentário:

Anônimo disse...

Peço aos irmãos responsáveis por este site que por favor orem por mim e minha família pois estamos na situação de Jó. Precisamos de uma bênção da prosperidade para que
possamos respirar melhor, esta bênção será utilizada para honra e glória do nosso Deus. Obrigado e Amém! Saúda-lhes, no amor de Cristo
Carlson Ripoll Gomes
Servo do Deus Altíssimo.